Menu

Menu II

quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMUNICADO: Aula do Prof. MSc. Bertoline do dia 18 de maio 2011


Acesse o LINK acima e baixe o Capitulo em Word
Aula dia 19 de maio de 2011, próxima 5ª feira, será feita analise do Capitulo IV; do Livro Apologia da História de Mark Bloch.

Ler para Poder...
Capítulo IV
A análise histórica
1. Julgar ou compreender?
A fórmula do velho Ranke é célebre: o historiador propõe apenas descrever as coisas "tais como aconteceram, wie es eigentlich geweserí'. Heródoto o dissera antes dele, "ta eonta legein, contar o que foi". O cientista, em outros termos, é convidado a se ofuscar diante dos fatos. Como muitas máximas, esta talvez deva sua fortuna apenas à sua ambiguidade. Podemos ler aí, modestamente, um conselho de probidade: este era, não se pode duvidar, o sentido de Ranke. Mas também um conselho de passividade. De modo que eis, colocados de chofre, dois problemas: o da imparcialidade histórica; o da história como tentativa de reprodução ou como tentativa de análise. 



Nenhum comentário:

sense