Menu

Menu II

sexta-feira, 13 de julho de 2018

TIPOS DE MAPAS



OS MAPAS
São elaborados para nos mostrar determinados aspectos do nosso planeta e de determinadas regiões. Eles são importantes na orientação e entendimento dos diversos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. 

Mapa Físico 
Os mapas físicos são aqueles que representam as formas do território, ou seja, montanhas, rios, lagos, planaltos e planícies e outras formas de relevo. Eles são elaborados em diversas cores e tonalidades para facilitar a visualização dos elementos geográficos. A água (rios, lagos, oceanos, etc.) é representada na cor azul. A cor marrom é, geralmente, usada para planaltos e montanhas, sendo que quanto mais escura, maior é a altitude. A cor verde é usada em áreas de planícies. Nestes mapas físicos são usados também elementos gráficos para representar determinados aspectos geográficos. Neste sentido, pequenos triângulos pretos podem ser usados para indicar montanhas, cordilheiras e montes. Nos mapas físicos também são usados números para indicar altura de montanhas, extensão de rios, profundidade de oceanos e etc. Atualmente, com a ajuda dos satélites, os mapas físicos são elaborados com grande precisão e realismo.

Mapa Político
 Indica a divisão administrativa de países, estados, províncias e cidades. O mapa político do Brasil, por exemplo, mostra a divisão do Brasil em estados. O mapa mundi político nos apresenta a divisão do território do planeta em países. Nos mapas políticos são mostrados nomes de cidades, países, estados, regiões e outros elementos administrativos. Nestes mapas o nome das capitais de países e estados ganham destaque. Nestes mapas, as fronteiras são demarcadas e são usadas cores de forma que não haja coincidência delas em países ou estados vizinhos (com presença de fronteiras).

Mapa temático
 São usados para mostrar, em certos territórios, determinados elementos ou fenômenos específicos. Nestes mapas é de grande importância a presença de símbolos (com seus significados) e legendas explicativas.

São exemplos de mapas temáticos:

- Mapa rodoviário: apresenta as estadas e distâncias importantes.

- Mapa turístico: apresenta os principais pontos turísticos de uma determinada região.

- Mapa econômico: apresenta o desenvolvimento econômico de uma região, mostrando as áreas industriais, agrícolas e de serviços.

- Mapa étnico: mostra a localização das etnias de um país ou região.

- Mapa linguístico: mostra a incidência das línguas e dialetos de uma região.

- Mapa populacional (ou demográfico): apresenta a concentração de habitantes em uma determinada região.

- Mapa religioso: mostra a distribuição das religiões em determinadas áreas.

- Mapa climático: informa os climas que atuam em determinadas regiões.

Nenhum comentário:

sense