Menu

Menu II

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SUPER COMUNICADO: Leitura e fichamento do texto do Prof. Carlos ROSA." O Urbano Colonial na terra da Conquista"



Conforme combinado anteriormente com a professora, todos alunos deverão realizar a leitura e fazer o fichamento do texto do  Prof. Carlos ROSA." O Urbano Colonial na terra da Conquista"  (pp. 11 a 49  c/ as imagens da págs. 50 a 64, q. estão no Xerox do CAHIS há 02 semanas e também com a  cópia completa no blog super historia).

FICHAMENTO É PARA ENTREGAR NA QUINTA, 12/04, onde devem pontuar as seguintes ideias centrais, das quais faremos uma breve discussão:

ü  O conceito de espacializações, conquistas e colonização e fronteira, aplicados pelo autor;

ü  A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: as funções da Câmara, a população ( índios, escravos africanos, portugueses, brasílicos, e ainda as mulheres), aspectos marcantes da paisagem natural e urbana nos relatos escritos e mapas do séc. XVIII, c/ algumas das práticas culturais ( musicas, danças, festas, etc);

ü  O Termo da Vila de Cuyabá, a mão de obra multiétnica nas  lavras de ouro, na produção de alimentos, engenhos, etc; 

ü  A expansão da conquista para os sertões dos Paresi (1730/34), as espacializações das minas e arraiais;

ü  A política de colonização e diferenciações entre o Cuiabá e o Mato Grosso com a criação da Capitania de Mato Grosso ( 1748 ) e a fundação da Vila Bela da Santíssima Trindade ( 1752).

Segue abaixo os temas propostos relacionados aos capítulos da obra a ser enviado para leituras e correções ate 11/04, 14 hrs

Em anexo o Roteiro a ser seguido para a elaboração do relatório, que será apresentado por cada grupo.

SEMINÁRIO – VIVÊNCIAS URBANAS COLONIAIS
ROTEIRO DO ESQUEMA E RESUMO/DO SEMINÀRIO


1.    Componentes Do Grupo: (Por Ordem Alfabética)

2.    Referencia: ao Autor, e o Titulo Do Capitulo. In: Rosa, Carlos Alberto; Jesus, Nauk Maria De. (Orgs) A Terra Da Conquista: História De Mato Grosso Colonial. Cuiabá: Adriana, 2003.

3.    Resumo/Currículo Do Autor/A (Até cinco Linhas Sobre O Autor/A Do Texto)

4.    Resumo Do Texto/Artigo: Os Temas Principais Tratados, Época, Locais, Principais Fontes Utilizadas (Até 3 Parágrafos, Máx 15 Linhas)



ü  Pontos temas abordados: o que destacarão do capitulo e como vão apresentar os temas centrais (resumir em no máximo 03 itens/subtítulos), contendo algumas transcrições de partes do texto, citando fonte e/ou página)


ü  Questões para debate e proposta para o ensino de história

ü  Por último, propor algumas reflexões críticas para debate, a contribuição deste tema na historiografia de MT e uma breve proposta de como pode ser trabalhado no ensino de história (educação básica).


Este resumo deverá ter no máximo 03 págs. e ser encaminhado ao email monitoriamt@gamil.compara revisão da professora até dia 11/04 às 14h  que reencaminhara ao líder /redator com as indicações de correções, deverá ser entregue no dia do seminário 12/04 impresso ( 02 cópias:  01 p/ professora e outra para ser reproduzida no xeros CAHIS e email /blog da turma).

Nenhum comentário:

sense