Prof. Dr. Marcelo Fronza
É
professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Mato
Grosso, campus Cuiabá. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em
História da mesma instituição na Linha de Pesquisa Ensino de História, Memória
e Patrimônio. Foi Professor de História da rede pública paranaense desde 1998.
Foi técnico-pedagógico - Secretaria de Estado da Educação do Paraná até
fevereiro de 2013. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela
Universidade Federal do Paraná em 2000. Possui mestrado em Educação pela
Universidade Federal do Paraná (2007). Desde fevereiro de 2012 tem Doutorado em
Educação na Universidade Federal do Paraná. Tanto no mestrado como no doutorado
foi orientado pela Prfª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Foi
bolsista CAPES/PDEE, Proc. nº 0379/11-5 no Kulturwissenschaftliches Institut
Essen (Institute for Advanced Study in Humanities) University Alliance
Metropolis Ruhr de maio a agosto de 2011, sob a orientação do Prof. Dr. Jörn Rüsen.
Possuiu uma bolsa REUNI para realizar o Doutorado em Educação na UFPR até
fevereiro de 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo
de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas:
educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de
professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos,
narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos. É
investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR)
ligado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; o LAPEDUH pertence
ao Grupo de pesquisa Cultura, Saberes e Práticas escolares e Educação Histórica;
também, é pesquisador do Grupo de pesquisa ETRÚRIA: Laboratórios de estudos de
Memória, Patrimônio e Ensino de História; é coordenador do Grupo de pesquisa
EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Didática da História, consciência histórica e narrativas
visuais, certificado pela UFMT. Estes três grupos estão vinculados ao CNPq.
Fonte:
Plataforma Lattes
Nenhum comentário:
Postar um comentário