Menu

Menu II

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prof. Dr. Marcelo Fronza

Prof. Dr. Marcelo Fronza

É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição na Linha de Pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio. Foi Professor de História da rede pública paranaense desde 1998. Foi técnico-pedagógico - Secretaria de Estado da Educação do Paraná até fevereiro de 2013. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Desde fevereiro de 2012 tem Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná. Tanto no mestrado como no doutorado foi orientado pela Prfª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Foi bolsista CAPES/PDEE, Proc. nº 0379/11-5 no Kulturwissenschaftliches Institut Essen (Institute for Advanced Study in Humanities) University Alliance Metropolis Ruhr de maio a agosto de 2011, sob a orientação do Prof. Dr. Jörn Rüsen. Possuiu uma bolsa REUNI para realizar o Doutorado em Educação na UFPR até fevereiro de 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos, narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos. É investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR) ligado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; o LAPEDUH pertence ao Grupo de pesquisa Cultura, Saberes e Práticas escolares e Educação Histórica; também, é pesquisador do Grupo de pesquisa ETRÚRIA: Laboratórios de estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História; é coordenador do Grupo de pesquisa EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais, certificado pela UFMT. Estes três grupos estão vinculados ao CNPq.

Fonte: Plataforma Lattes
Postar um comentário