Menu

Menu II

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SUPER COMUNICADOS: ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS História do Brasil I – Professora Drª. Loiva Canova


ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
História do Brasil I – Professora Drª. Loiva Canova
Semestre: 2012/1

PRIMEIRO GRUPO: RESPONSÁVEIS:
AMAURI, HUGO, ANDREISON, JHUAN CLAÚDIO.
DATA DE APRESENTAÇÃO:
07/5/2012.
TEXTO:
SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial (1550-1835). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GORENDER. Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Ática, 1985.



SEGUNDO GRUPO
FABIANO, ROBERVAL, CAROLINE, EVANILDA.
DATA DE APRESENTAÇÃO:
07/5/2012.
TEXTO:
REIS, João José e Eduardo Silva. Negociação e Conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. São Paulo: Editora Zumbi, 1959.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. (Orgs.) Liberdade por um fio: História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial (1550-1835). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.




TERCEIRO GRUPO
EFRAIM, RICARDO, EDIVALDO, HAMILTON.
DATA DE APRESENTAÇÃO:
14/5/2012.
TEXTO:
SOUZA, Laura de Mello. Formas provisórias de existência: a vida cotidiana nos caminhos, nas fronteiras e nas fortificações. In: NOVAES, Fernando (Coord); SOUZA, Laura de Mello e (Org). História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
NOVAIS, Fernando A. Prefácio: Condições da privacidade na colônia. In: História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
HOLANDA, Sergio Buarque de. Monções. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Esse texto está na pasta de: História de Mato Grosso, profa. Loiva, ano 2011/1).




QUARTO GRUPO
AMANDA, GLAUCO, JENISS, JULISKA.
DATA DE APRESENTAÇÃO:
14/5/2012
TEXTO:
VILLALTA, Luis. O que se fala e o que se lê: língua, instrução e leitura. In: In: NOVAES, Fernando (Coord); SOUZA, Laura de Mello e (Org).  História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
NOVAIS, Fernando A. Prefácio: Condições da privacidade na colônia. In: História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
VOVELLE, Michel (Org.). O homem do Iluminismo. Lisboa: Editorial Presença, 1997. (Esse texto está na pasta de: Tópicos especiais em História Moderna, profa. Loiva – ano 2011/2)



ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
História do Brasil I – Professora Drª. Loiva Canova
Semestre: 2012/1

ROTEIRO PARA OS SEMINÁRIOS – ELABORAÇÃO DO SEMINÁRIO.

a) Ler a obra ou capítulo da obra solicitada/o. Atentar para a bibliografia complementar.
b) Discutir em grupo a proposta do seminário, os objetivos, a metodologia, o conteúdo - com o propósito de construir um discurso e as problemáticas coerentes com a/s obra/s e/ou capítulo de obras – (as falas dos integrantes do grupo devem apresentar unidade discursiva na apresentação do seminário/aula).
d) Os integrantes do grupo devem construir a aula (juntos) - saber da parte introdutória (com a apresentação da obra, dados do autor/es), metodologia aplicada, problemáticas, conteúdo desenvolvido, respostas/conclusões). Para tal atividade - todos devem ter um mesmo roteiro - que serve à apresentação.
e) Elaborar um plano de aula.

NA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO/AULA – O GRUPO DEVE:

a) Apresentar um plano de aula. (Não é o roteiro que serve ao grupo). Entregar para os ouvintes o plano de aula.
b) Dizer para os discentes qual a dinâmica a ser desenvolvida (a/s obras estudadas, dados do autor/es,  a proposta da aula, o objetivo, a metodologia, o conteúdo, as problemáticas).
c) Expor o conteúdo da aula.
d) Abrir para o debate.

O plano de aula deve conter: o assunto da aula, a proposta, o/s objetivo/s, metodologia, resumo/síntese do conteúdo (com os itens), bibliografia consultada e os responsáveis pela aula.

A apresentação de seminário deve atentar para os 60 minutos (50 minutos para a exposição do grupo/conteúdo e 10 minutos para o debate).

Nenhum comentário:

sense