ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
História do Brasil I – Professora Drª. Loiva Canova
Semestre: 2012/1
PRIMEIRO GRUPO: RESPONSÁVEIS:
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AMAURI,
HUGO, ANDREISON, JHUAN CLAÚDIO.
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DATA DE APRESENTAÇÃO:
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07/5/2012.
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TEXTO:
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SCHWARTZ,
Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial
(1550-1835). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
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SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
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GORENDER.
Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Ática, 1985.
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SEGUNDO GRUPO
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FABIANO,
ROBERVAL, CAROLINE, EVANILDA.
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DATA DE APRESENTAÇÃO:
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07/5/2012.
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TEXTO:
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REIS, João José e Eduardo Silva. Negociação e Conflito: a resistência
negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
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SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
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MOURA,
Clóvis. Rebeliões da Senzala. São
Paulo: Editora Zumbi, 1959.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. (Orgs.)
Liberdade por um fio: História dos
quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial
(1550-1835). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
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TERCEIRO GRUPO
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EFRAIM, RICARDO,
EDIVALDO, HAMILTON.
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DATA DE APRESENTAÇÃO:
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14/5/2012.
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TEXTO:
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SOUZA, Laura de Mello. Formas provisórias de
existência: a vida cotidiana nos caminhos, nas fronteiras e nas
fortificações. In: NOVAES,
Fernando (Coord); SOUZA, Laura de Mello e (Org). História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na
América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
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SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
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NOVAIS, Fernando A. Prefácio:
Condições da privacidade na colônia. In: História
da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América
portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
HOLANDA, Sergio Buarque de. Monções. São Paulo: Brasiliense,
2000. (Esse texto está na pasta de: História de Mato Grosso, profa. Loiva,
ano 2011/1).
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QUARTO GRUPO
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AMANDA, GLAUCO, JENISS,
JULISKA.
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DATA DE APRESENTAÇÃO:
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14/5/2012
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TEXTO:
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VILLALTA,
Luis. O que se fala e o que se lê: língua, instrução e leitura. In: In: NOVAES, Fernando (Coord);
SOUZA, Laura de Mello e (Org). História da Vida Privada no Brasil:
cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das
Letras, 1997.
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SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
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NOVAIS,
Fernando A. Prefácio: Condições da privacidade na colônia. In: História da Vida Privada no Brasil:
cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras,
1997.
VOVELLE, Michel (Org.). O homem do Iluminismo. Lisboa: Editorial Presença, 1997. (Esse
texto está na pasta de: Tópicos especiais em História Moderna, profa. Loiva –
ano 2011/2)
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ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
História
do Brasil I – Professora Drª. Loiva Canova
Semestre:
2012/1
ROTEIRO PARA OS SEMINÁRIOS – ELABORAÇÃO DO SEMINÁRIO.
a) Ler a obra ou
capítulo da obra solicitada/o. Atentar para a bibliografia complementar.
b) Discutir em
grupo a proposta do seminário, os objetivos, a metodologia, o conteúdo - com o
propósito de construir um discurso e as problemáticas coerentes com a/s obra/s
e/ou capítulo de obras – (as falas dos integrantes do grupo devem apresentar
unidade discursiva na apresentação do seminário/aula).
d) Os
integrantes do grupo devem construir a aula (juntos) - saber da parte
introdutória (com a apresentação da obra, dados do autor/es), metodologia
aplicada, problemáticas, conteúdo desenvolvido, respostas/conclusões). Para tal
atividade - todos devem ter um mesmo roteiro - que serve à apresentação.
e) Elaborar um
plano de aula.
NA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO/AULA – O GRUPO DEVE:
a) Apresentar um
plano de aula. (Não é o roteiro que serve ao grupo). Entregar para os ouvintes
o plano de aula.
b) Dizer para os
discentes qual a dinâmica a ser desenvolvida (a/s obras estudadas, dados do
autor/es, a proposta da aula, o
objetivo, a metodologia, o conteúdo, as problemáticas).
c) Expor o
conteúdo da aula.
d) Abrir para o
debate.
O plano de aula
deve conter: o assunto da aula, a proposta, o/s objetivo/s, metodologia,
resumo/síntese do conteúdo (com os itens), bibliografia consultada e os
responsáveis pela aula.
A apresentação
de seminário deve atentar para os 60 minutos (50 minutos para a exposição do
grupo/conteúdo e 10 minutos para o debate).
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