Menu

Menu II

sábado, 14 de maio de 2011

COMUNICADO Aula Prof. Dr. Leandro Duarte Rust - 16 de maio 2011 - SEMINÁRIO

Apresentação de Trabalho e debates do texto:
Mircea Eliade
Nascido 13 de março 1907 - Falecido 22 de abril de 1986: Romeno historiador da religião, escritor de ficção, filósofo e professor da Universidade de Chicago . Ele foi uma das principais intérpretes da experiência religiosa, que estabeleceu paradigmas em estudos religiosos que persistem até hoje. Sua teoria de que hierofanias formam a base da religião, separando a experiência humana da realidade em sacra e profana o espaço eo tempo, mostrou-se influente. Um dos seus contributos mais influentes para estudos religiosos era a sua teoria do Eterno Retorno , que afirma que mitos e rituais não apenas comemorar hierofanias, mas, pelo menos para as mentes dos religiosos, realmente participar. 


SEMINÁRIO
História das Crenças e das Idéias Religiosas - Mircea Eliade. - Capitulo 3 e 4: As Religiões Mesopotâmicas; Idéias religiosas e Crises Políticas no antigo Egito.

Budge Wallis
Ernest Alfred Thompson Wallis Budge (Cornualha27 de Julho de 1857 - 23 de Novembro de 1934) foi um arqueólogo britânico. Realizou escavações no EgiptoSudão e Mesopotâmia. Durante 27 anos dirigiu o departamento de antiguidades asiáticas e egípcias do Museu Britânico.
Fonte Histórica: Oração do Julgamento Maético; WALLIS BUDGE, E. A. O Livro Egipcio dos Mortos. Tradução Octávio Mendes Cajado. São Paulo: Pensamento, 1993, p 320-353.  

Nenhum comentário:

sense