Menu

Menu II

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SUPER PESQUISAS: Sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus: Os povos da Mesopotâmia

Acesse o Link Acima e saiba muito mais sobre a Mesopotâmia

Mesopotâmia
Localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates. A grande importância dessa região é que ela sofreu a dominação de vários povos por conta de sua vantajosa situação geográfica “entre-rios” (meso – pótamos = Mesopotâmia). Seus conquistadores foram: Sumérios, Acádios, Amoritas (primeiro Império Bebilônico), Assírios e Caldeus (segundo Império Babilônico). A Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldéia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e deságuam separadamente no Golfo Pérsico.




Os Sumérios (antes de 2.000 a.C) Provávelmente foram os primeiros povoadores da Mesopotâmia. Estabeleceram-se na região sul da Mesopotâmia, onde havia pântanos e desertos e organizaram-se em cidades-Estados, cuja as principais cidades são: Ur, Uruk, Lagash e Nipur. O governante, chamado de patesi, era ao mesmo tempo o chefe militar, político e religioso. A economia baseava-se, principalmente na agricultura e no o comércio. Sua principal contribuição foi a escrita Cuneiforme (sinais em forma cunha “riscos”, feito com o auxílio de pontas de vime sobre pranchas de argila mole), criada principalmente para registrar as transações comerciais.A civilização acabou por causa da rivalidade entre as cidades-Estados, o que enfraqueceu os sumerianos e os deixou vulneráveis á invasões. Os Acádios os derrotou e tomou o que era dos Sumérios para si.

Os Acádios (antes de 2.000 a.C) Grupos de nômades, vindos do deserto da Síria. Estabeleceram-se na região dos Sumérios, estendendo-se mais para o norte, criando novas cidades, cuja principal cidade era Acad e o principal governante Sargão I. A economia baseava-se na agricultura e no comércio. A principal contribuição foi o fato de que sob o domínio dos Acádios que ocorre a primeira unificação entre os povos da Mesopotâmia. A civilização acabou porque se encontrava devastada por um povo chamado Guti, vindo dos Montes Zagros, que invadiu e saqueou, então foi fácil para os Amoritas conquistar os Acádios.
Os Amoritas: Primeiro Império Babilônico (2000 a.C.-1750 a.C.) Os Amoritas era um povo nômade que vivia no deserto da Arábia. No início do segundo milênio a.C., a região da Mesopotâmia constitui-se em um grande e unificado Império que tinha como centro administrativo cuja a principal cidade era a Babilônia, situada nas margens do rio Eufrates. A economia baseava-se na agricultura e no comércio. O governante que mais se destacou foi Hammurabi, ele gerou a principal contribuição de sua civilização, elaborando leis que ficaram conhecidas como Código de Hammurabi, que tinha como base um código sumeriano “Ur-nammu”. O “Código de Hammurabi” apresenta uma série de penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na Lei de Talião: “Olho por olho e dente por dente”. A civilização acabou pois, após a morte de Hammurabi, a Mesopotâmia foi abalada por sucessivas invasões, até a chegada dos assírios,que a conquistou.
Os Assírios (1300 a.C.-612 a.C.) De origem semita (o termo Semita tem como principal designação o conjunto lingüístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais), os Assírios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milênio a.C. passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Realizaram diversas conquistas e expandiram seu domínio para além da própria Mesopotâmia, chegando ao Egito. As principais cidades- Estado do Império Assírio foram Assur e Nínive. A economia passou á basear-se na agricultura, no comércio, pilhagens e tributos pagos pelos povos conquistados. As principais contribuições dessa civilização foram à translação dos povos para inibir rebeliões, pois, uma vez que misturavam os povos, suas culturas e línguas se misturavam. Essa e outras táticas de conquista e guerra foram suas principais contribuições, carrregadas de extrema crueldade. Os principais governantes foram Sargão II que entre outras cunquistas destruiu a Babilônia e Assurbanipal que invadiu o Egito e tomou Tebas. A civilização acabou, pois, mesmo com o exército, o Império não conseguiu se sustentar, em grande parte, pelo fato de que a maioria da população do Império não gostava do regime ao qual estavam submetidos e se rebelaram. Entre as cidades-Estados, o que enfraqueceu os Assírios e os deixou vulneráveis á invasões. Assim,facilmente os Caldeus os conquistaram.

Os Caldeus: Segundo Império Babilônico ou Novo Império Babilônico (612 a.C.-539 a.C.) Povo de origem semita que se estabeleceu na Mesopotâmia no início do primeiro milênio a.C., os Caldeus foram os principais responsáveis pela derrota dos Assírios e pela organização do Novo Império Babilônico. Eles reformaram a Babilônia e fizeram dela sua principal cidade-Estado. Nabucodonosor foi o governante mais conhecido dos Caldeus. Governou por quase sessenta anos e após sua morte os persas dominaram o Novo Império Babilônico. A economia baseava-se na agricultura e no comércio. As principais contribuições foram os Jardins Suspensos da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo). Quando eles conquistaram Jerusalém, realizam a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, episódio conhecido como “O Cativeiro da Babilônia”. O Império dos caldeus durou pouco, 73 anos, pois foi incorporado ao Império Persa.

62 comentários:

Anônimo disse...

Caramba , historia ja foi mais interessante , ngm merece fka estudando essa merda...

Anônimo disse...

a história é algo tão belo,precioso que jamais deve ser esquecida simplesmente porque ela esta viva em nossas vidas...É estudando história que compreendemos o passado entendemos o presente e modificamos o futuro... vamos estudar história isso não é conversar de historiador não, é simplesmente de um estudante de engenharia civil, que admira a história, como algo capaz de modificar o mundo,o final toda história é bela.

Anônimo disse...

Olha historia sempre será historia eu como estudante de historia,acredito ser uma matéria em extinção pois hoje em dia tem pessoas como esse individuo ai em cima que pensa deste jeito eu amo historia e estou me formando assim para fazer pessoas como ele mudar de ideia historia é o ontem o hoje e o amanha.E me desculpe merda é o que você fica vendo nas redes de televisão que não lhe trara nenhum beneficio vai estudar e prestar um concurso publico pra ver se não tem historia la para se chegar algum lugar é preciso ler historia pois ate as questões que caem são do que aconteceu e fatos são historia.

Anônimo disse...

adorei esse texto muito interessante

Anônimo disse...

muito bom esse texto me ajudou a entender algumas coisas da mesopotâmia.

Anônimo disse...

te dou um tapa com isso ___ e vc vira churisso

Anônimo disse...

Esse texo me ajudou muito...Agora simto-me preparada para fazer minha prova amanhã.. obrigada! :D

Anônimo disse...

texto de nub...isso é alguem escreveu e deve ta no 2 ano

Anônimo disse...

Muiitooo Bommmm Esse texto amei era tudo que eu precisava!!! Vlw ae pelo textoo!!

Anônimo disse...

Alguém poderia me construir um comentário acerca dos povos que habitava a Mesopotâmia

Anônimo disse...

esse texto e muito belo e tbm ajuda as pessoas a sientereçar em história pq eles não sabe o q esta perdendo a historia encina as pessoas conhece as coisa antiga principalmente a mesopotâmia .A mesopotâmia e otima

Comentador (crítico de textos) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

voce merece

Anônimo disse...

hestória ñ é merda, merda é o professor(a)

Anônimo disse...

assertou

Anônimo disse...

Muito bem falado, falou tudo!!

Vinicius disse...

muito bon esse texto,para qeem tem interesse de conhecer a historia e fundamental,

Anônimo disse...

pó valeu muito legal mais só faltou os assirios
quem são ?
onde vivem ?
como era a politica a religião e a sua cultura ?
mais as resposta foi muito concretas e objetivas valeu !

Anônimo disse...

Ninguém merece não! ¬¬

Anônimo disse...

MUITO LEGAL..MAS GOSTARIA DE VER TMB SOBRE OS PALEOBABILONICOS E OS NEOBABILONICOS ;;;;

Anônimo disse...

então não estuda e vira ANALFABETA ..... OKEY

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk', toma :)

Anônimo disse...

o analfabeto é acertou não tem nada de assertou
seu bosta!

Anônimo disse...

não existe só esse site tá o inutil!!!

Anônimo disse...

eu sei um pouco
só não sei se vai ajudar!
Assírios: este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar.
Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos,castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

Anônimo disse...

toma mesmo:)

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk....:0

Anônimo disse...

legal o texto e otimo

Anônimo disse...

e chato historia,mais tem q estudar fazer o q né!!kk

Anônimo disse...

mais a historia é muito interessante e é bom voce estudar se nao virar um burro ignorante que nao sabe de nada e ai voce consegue um emprego e recebe salario minimo por que nao quis estudar e conseguir um emprego bom que voce receba bem entao depois nao reclama ok?

Anônimo disse...

isso é uma merda msm maix tenho que estudar né minha mae me obriga!E depois tenho que casar aaaaaffff

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

eu acho interessante estudar para não virar alguém que more debaixo da ponte

Anônimo disse...

Gente eu amei essa historia para mim fazer um resumo pois estou estudando isso.E vcs sao mts burros

Anônimo disse...

que merda

Anônimo disse...

so pra nerdi

Anônimo disse...

A SABEDORIA É ÚNICA SE VC Ñ APREDER HOJE,AMANHÃ NÃO APRENDERAR MAIS,"FICA A DICA".

Anônimo disse...

VERDADE TEM GENTE ASSIM MESMO

Anônimo disse...

Faz parte mesmo sabermos a historia do mundo inteiro, mais, a apostila volume um do ensino medio é só sobre isso. e na quinta serie ja estudamos detalhadamente tudo isso de novo, devia ser menos repetitivo. Otimo site, me ajudou muito.

Anônimo disse...

porque voce estar rindo kkkkkkkkkkkkkkkkkk..
kkkkkkkkkkk.
rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Anônimo disse...

que merda nao

Anônimo disse...

kskskskksksk amei.. dei uma resumida e agra com certeza vou conseguir completar minha apostila e ficar com um 10 de media nesse 2° bimestre..huehuehuehuehue obrigadooooooooooo

Anônimo disse...

muito boa essa porra, esse caralho seus filhos de uma puta.. amei tão de parabéns!!

Anônimo disse...

casa se quiser, a casar vc ñ é obrigado(a)... só os retardados casam sem querer mesmo.. aff''s

Anônimo disse...

D+ Muito Bom

Anônimo disse...

Ótimo texto, estou a vários dias montando um trabalho, esse site foi o melhor. Tudo muito bem explicado.

Anônimo disse...

Nossa eu procurei como hábitos alimentares dos caldeus e ali não está escrito sobre seus hábitos alimentares,eu acho que eles deviam perceber e acrescentar isso na história dos caldeus .

Anônimo disse...

Na moral ? Vai estudar filha, tua opinião não garante teu futuro, mas sua inteligência sim :)

Anônimo disse...

História***
O professor que vai garantir com que vc tire suas dúvidas,mais respeito. Please :)

Anônimo disse...

eu gostei deste site e recomendo sim
aprendi e fiz o meu trabalho
e ainda por cima irei tirar uma boa nota

Anônimo disse...

e eu que tenho que estudar isso para GO-GV aff'

Anônimo disse...

Estudar isso é a maior merda.....Mas esse site me ajudou em um trabalho que tinha haver com a Mesopotâmia e o Egito.Valeu a quem criou o site e meus parabéns também!!

Anônimo disse...

porcaria essa merda de texto.............................................................................................................................................

Anônimo disse...

muito bom me ajudou bastante para o trabalho de história... obgd :)

Anônimo disse...

Affs gente se vcs nao gosta de historia porque vc procurou esse site que alias me ajudou muito em historia? inves de vcs ficarem chingando ah materia do blog vao estudar vcs pesam que e facil fazer uma materia com todo carinho esperando que o leito goste e envez de so falar pra melhorar fica chingando nao tem mais o que fazer é???

Anônimo disse...

falou e disse, mas só para constar não se escreve "inves" e sim em véz. kkkkkkkk

Anônimo disse...

Gente vamos parar de ser ridículoos..! Se tu ñ gosta de estudar não critica o trabalho do pessoal aé?!se não tem interesse não estuda mas falar mal de um blog desse que é realmente SUPER é muita infantilidade na boa!

Anônimo disse...

ACHO QUE E IMPORTANTE AGENTE SABER VARIAS COISAS QUE A GENTE NÃO SABE AIDA AI AGENTE APRENDE MAS E TEM COMO VCS FALAREM PRO SEUS FILOS SEU FILHOS FALAREM PROS FILHOS DELES...E E ISSO.

Anônimo disse...

PARA APRENDER MELHOR NE

Anônimo disse...

mas vc merece estudar isso

Anônimo disse...

e mesmo eu gosto muito de historia

Unknown disse...

Minha pergunta é Qual o povo que dominou o povo Sumerios e quais as cidades? ajuda é pra sexta dia 04/09/2013

sense