Menu

Menu II

sábado, 30 de abril de 2011

SUPER PESQUISA: Civilização egípcia: localização, períodos históricos e O Livro dos Mortos - Parte I



Localização
civilização egípcia está situada no nordeste da África, com seu antigo território cortado pelo grande rio Nilo (6 500 km e 6 cataratas), ladeado por dois desertos (deserto da Líbia e da Arábia). Ao norte, o Mar Mediterrâneo favorecia a navegação e o comércio com outros povos e a leste, o Mar Vermelho, outra via de comunicação.

Vale do rio Nilo
O rio Nilo era a fonte de vida do povo egípcio, que vivia basicamente da agricultura. De junho a setembro, no período das cheias, as fortes chuvas inundavam o rio; este transbordava e cobria grandes extensões de terras que o margeavam. Essas águas fertilizavam o solo com a matéria orgânica que traziam, que se transformava em fertilizante de primeira qualidade.
Além de fertilizantes, o rio trazia a abundância de peixes e dava chances a milhares de barcos navegando. Para o povo egípcio, era uma verdadeira bênção dos deuses. Aliás o próprio rio era tido como sagrado. Mas o Egito não era só esse presente danatureza. Havia necessidade de inteligência, do trabalho, da aplicação e da organização dos homens. No tempo da estiagem, num trabalho de união de forças e de conjunto, os egípcios aproveitavam as águas do rio para levar a irrigação até as terras mais distantes ou construir diques para controlar suas cheias.
Após as cheias, as águas baixavam, desmanchando as divisas das propriedades agrícolas. Assim, todos os anos era necessário o trabalho do homem para medir, calcular, e isso ocasionou o desenvolvimento da geometria e da matemática. Esse esforço comum e a unidade geográfica facilitaram um governo único e centralizador.

Períodos históricos
vale do Rio Nilo foi habitado desde o Paleolítico. Com o passar do tempo, surgiram comunidades organizadas e independentes chamadas nomos. Os nomos se agruparam em dois reinos (do Norte e do Sul) e por volta de 3200 a.C.foram todos unificados num só reino pelo faraó Menés. Com ele, começam as grandes dinastias (famílias reais que governaram o Egito por quase 3000 anos). Costuma-se dividir a História do Egito em três grandes períodos:
§  Antigo Império: de 3200 a.C. até 2200 a.C.
§  Médio Império: de 2200 a.C. a 1750 a.C.
§  Novo Império: de 1580 a.C. a 1085 a.C.

No final do Médio Império houve uma grande imigração pacífica dos hebreu para o Egito, que acabaram sendo escravizados e finalmente liberados para voltarem a seu país de origem. Depois dos hebreus, os hicsos invadiram o Egito, aí se estabelecendo por duzentos anos. Introduziram os carros de guerra, aquilo que os egípcios desconheciam, e desde sua expulsão teve início o Novo Império. Ao final do Novo Império, houve um enfraquecimento do Egito e sua decadência facilitou a invasão e o domínio por parte de vários povos, como persasgregos e romanos. Nos tempos modernos, o Egito foi dominado politicamente pelos franceses e ingleses, até se tornar independente em 1962, como país moderno com governo próprio.

Livro dos Mortos parte 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre e Youtube.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei esse blog acho que vou tirar 10 no trabalho de Historia !! amei amei .....

Anônimo disse...

Nossa alem de esse blog ter informaçoes pequenas e otimo para o aprendizado das crinças !!! Eu pelomenos gostei desse blog .
Com carinho (Anonimo).

sense