Menu

Menu II

sábado, 30 de abril de 2011

SUPER PESQUISAS: As classes sociais no Antigo Egito


Faraós
faraó era um rei todo-poderoso, proprietário de todo o território. A sagrada figura do faraó era elemento básico para a unidade de todo o Egito. O povo via no faraó a sua própria sobrevivência e a esperança na felicidade.

Sacerdotes
Os sacerdotes tinham enorme prestígio e poder, tanto espiritual como material, pois administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos. Eram também os sábios do Egito.

Altos Funcionários
Dos altos funcionários, o mais importante era o vizir, responsável pela administração do império.

Guerreiros e Monarcas
Os monarcas eram administradores das províncias ou nomos. Assumiam funções importantes em suas províncias, como as de juízes e chefe político e militar, mas estavam subordinados ao poder de faraó.

Guerreiros
Os guerreiros defendiam o reino e auxiliavam na manutenção de paz. Tinham direito a vários benefícios, o que lhes garantia prestígio e riquezas.

Escribas
Os escribas, provenientes das famílias ricas e poderosas, aprendiam a ler e a escrever e se dedicavam a registrar, documentar e contabilizar documentos e atividades da vida no Egito.

Escravos
Os artesãos e os comerciantes. Os artesãos trabalhavam especialmente para os reis, para a nobreza e para os templos. Já os comerciantes se dedicavam ao comércio em nome dos reis e nobres ou em nome próprio. O comércio forçou a construção de grandes barcos cargueiros.

Camponeses
Os camponeses formavam a maior parte da população. Os trabalhos dos campos eram organizados e controlados pelos funcionários do faraó, pois todas terras eram do governo.

Escravos

Os escravos eram, na maioria, perseguidos entre os vencidos nas guerras. Foram duramente forçados ao trabalho nas grandes construções, como as pirâmides, por exemplos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

8 comentários:

Pedro disse...

Valeu ae me ajudou muito esse seu bloog (:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ooooooooo blog boleiro besta, tem outro assunto pra falar naum, bestas

Agradecimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agradecimento disse...

O seu blop me ajudou numa matéria muito chata... valeu

Unknown disse...

E você seu anônimo ignorante,não tem nada de bom pra falar vai ler coisas que você acha interessante, que deve ser uma porcaria, assim como seu comentário de gente que não possui nenhum tipo de instrução.

Anônimo disse...

o seu blog me ajudou muito valeu cara

Anônimo disse...

agora meu trabalho ta pronto

sense